quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desafio Literário 2012

O Desafio Literário é uma gincana literária cuja tarefa principal é ler um MÍNIMO de 12 livros em 01 ano. A cada mês, um tema de leitura diferente e estimulante dentre o vasto universo de vertentes, estilos e gêneros da literatura.

Em 2009 participei da primeira edição do Desafio Literário, na época tinha outro blog que não era voltado especificamente para a Literatura.

Ler 12 livros em um ano não é uma tarefa difícil, geralmente minha cota de leitura anual é de basicamente 100 obras, o único problema é que não gosto de me prender aos temas, sem falar que fico me pressionando para postar a resenha mensal com rapidez, atropelando minhas obrigações. Mas, adoro um desafio e em 2012 farei de tudo para postar as resenhas com regularidade e ler os temas propostos.

Montei minha lista com base nos temas selecionados, confira abaixo:

Janeiro – Literatura GastronômiNegritoca

Livro Principal: Julie & Julia, de Julie Powell

Livro Reserva: Sangue, Ossos e Manteiga, de Gabrielle Hamilton

Fevereiro – Nome Próprio (pessoas)

Livro Principal: Baudolino, de Umberto Eco

Livro Reserva: Frankenstein, de Mary Shelley

Março – Serial Killer

Livro Principal: O Perfume, de Patrick Süskind

Livro Reserva: Dexter - A mão esquerda de Deus, de Jeff Lindsay

Abril – Escritor (a) Oriental

Livro Principal: Minha Querida Sputnik, de Haruki Murakami (Kyoto – Japão)

Livro Reserva: Kafka, à beira mar, de Haruki Murakami (Kyoto – Japão)

Maio – Fatos Históricos

Livro Principal: A condição humana, de André Malraux – Guerra Civil Chinesa

Livro Reserva: Resistência - A História da Mulher que Desafiou Hitler, de Agnès Humbert – 2ª Guerra Mundial

Junho – Viagem no Tempo

Livro Principal: O fim da eternidade, de Isaac Asimov

Livro Reserva: A Mulher do Viajante no Tempo, de Audrey Niffenegger

Julho – Prêmio Jabuti

Livro Principal: Resmungos, de Ferreira Gullar - 2007 – Livro do Ano de Ficção

Livro Reserva: Cinzas do Norte, de Milton Hatoum - 2006 – Livro do Ano de Ficção

Agosto - Terror

Livro Principal: Drácula, de Bram Stoker

Livro Reserva: O Caso de Charles Dexter Ward, de H. P. Lovecraft

Setembro – Mitologia Universal

Livro Principal: Tristão e Isolda: Lenda Medieval Celta de Amor, de Joseph Bedier

Livro Reserva: O Livro de Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis, de Thomas Bulfinch

Outubro – Graphic Novel

Livro Principal: Persépolis, de Marjane Satrapi

Livro Reserva: Palestina - Uma Nação Ocupada, de Joe Sacco

Novembro - Escritor (a) africano

Livro Principal: Cotoco, de John van de Ruit – África do Sul

Livro Reserva: Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto - Moçambique

Dezembro – Poesia

Livro Principal: Uma temporada no inferno, de Arthur Rimbaud

Livro Reserva: Canto Geral, de Pablo Neruda

Até mais!

7 comentários:

Mi Müller disse...

Legal que tu vais participar, ainda não finalizei minha lista, adorei tuas escolhas, vai ser bom ver teu olhar sobre esses livros.
estrelinhas coloridas...

Aléxia Roche disse...

Então Mi, vou tentar participar! hehe...
Em 2009 fiz o Desafio meio por cima, sabe? Mesmo lendo quase todos os livros não postei muitas resenhas.

João disse...

Você foi mais modesta... eu escolhi logo três livros por mês... mas duvido que vá dar conta de mais de um... kkk

Gostei das suas escolhas, e quase não coincidiram com as minhas...
Esse desafio será massa! Mas vai ser um desafio mesmo... kkk

Bjus!

Aléxia Roche disse...

Pra mim também vai ser um desafio!

Ano que vem é o ano do meu TCC, vou precisar de muito jogo de cintura para ler as obras e fazer as resenhas.

Também gostei da sua lista, já li muitos dos que você escolheu.

Até mais :D

Anônimo disse...

Cotoco e o escritor Mia Couto estao com tudo no DL 2012!!!! Serao boas leituras!!! Feliz 2012.

Patrícia disse...

Não sei como pude esquecer do "Baudolino" na minha lista... ótimas escolhas e bom desafio a todos nós

Aléxia Roche disse...

Larissa - Vi mesmo que Cotoco está presente em várias listas, parece ser um livro muito engraçado, torço para que seja uma boa leitura! Um bom 2012 para você também!


Patrícia - Acredita que mudei a lista para incluir Baudolino? Minha ideia original era ler Emma, da Jane Austen, mas quando lembrei do Baudolino vim correndo editar a postagem!