terça-feira, 27 de março de 2012

Filme: A Máscara da Ilusão (Mirror Mask)

Máscara da Ilusão (Mirror Mask) foi lançado em 2005. A produção ficou por conta da Jim Henson Company, o roteiro foi realizado pelos meus queridos Neil Gaiman e Dave McKean, este último, além de roteirista também foi o diretor do filme.


O filme conta a história de Helena, uma adolescente que trabalha como malabarista no circo de sua família e ocupa o tempo livre desenhando. Helena está cansada da vida circense e sonha poder ter uma vida normal, o que a faz ter constantes discussões com a mãe. Quando um incidente acontece, a menina se sente culpada.

Um pouco longe do circo, Helena continua desenhando, até que uma noite acorda de um pesadelo e descobre que está em um outro mundo, chamado de Cidade da Luz.

Na Cidade da Luz todos os moradores são diferentes, as pessoas possuem máscaras no lugar dos rostos e criaturas como esfinges exóticas, macacos-pássaros e gigantes fazem parte da população. Lá, Helena faz amizade com Valentine, um malabarista mascarado que passa a acompanhá-la na busca do Talismã, um item mágico que pode despertar a Rainha Branca e salvar a cidade, uma vez que a mesma está sendo tragada pelas sombras desde que a soberana adormeceu.

O filme, na minha opinião, apesar de ser muito visual, recheado de efeitos surpreendentes e cenas lindas (quem conhece o traço de Mckean pode reconhecê-lo a cada cena, as ilustrações são belíssimas) possui um roteiro fraco, até previsível. E afirmar isso, é extremamente difícil, já que Gaiman é um dos meus escritores favoritos e foi responsável pelo roteiro.

 Depois de assistir o filme todo, fui ler sobre ele e acabei em um blog que menciona uma entrevista de Dave McKean a Rolling Stone Brasil. Nela, Dave diz que  tem o filme como um grande desapontamento em sua carreira, além disso, o detestou porque não considerava que a história tivesse força e  acredita que não conseguiu encobrir esse fato com uma porção de imagens lindas.


2 comentários:

Pers disse...

Apesar dos pesares eu me interessei pelo filme, vou assistir!

Aléxia Roche disse...

Assista sim! Ele vale muito a pena pela arte visual!