domingo, 1 de abril de 2012

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, Jostein Gaarder e Klaus Hagerup


De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho do céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também.

( A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, pág.148)


De autoria de Jostein Gaarder em parceira com Klaus Hagerup, A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken (Cia. Das Letras, R$ 38,50) é o tipo de livro que dialoga com todos os públicos sem deixar de encantar nenhum.

Nils, um garoto de doze anos, vive em Oslo e passa as férias na cidade de sua prima Berit, em Fjaerland, interior da Noruega. Quando as férias terminam os dois decidem escrever um livro de cartas, remetendo o de uma cidade a outra para continuarem se comunicando.

Quando Nils vai à livraria comprar o diário que se tornára o livro de cartas, conhece uma mulher estranha que oferece dinheiro a ele para inteirar o valor da compra. O menino lembra que já viu essa mesma mulher em Fjaerland e conta para Berit na carta de estreia do livro.

Berit começa a seguir a mulher, descobre que a mesma atende pelo nome de Bibbi Bokken e está envolvida com coisas estranhas, como livros que ainda não foram escritos e uma biblioteca mágica.  A partir daí, a trama conquista o leitor e o incita a descobrir quem é essa mulher e que relação ela tem com a tal biblioteca mágica que é o título do livro, além dos outros enigmas e tramas que a história traz.

É uma história muito bacana, Nils e Berit dialogam sobre diversas coisas em suas cartas, desde literatura, suposições malucas a problemas familiares e coisas do universo adolescente.

De Jostein Gaarder ainda prefiro O Mundo de Sofia, entretando, A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken não fica atrás. Pelo simples fato de falar sobre livros, leitura e biblioteca, já ganhou meu coração!



3 comentários:

Anônimo disse...

Nada substitui "O Mundo de Sofia", porem A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken me conquistou do título ao último ponto final. Simplesmente amei!!!

Joelma Alves disse...

Um livro sobre uma biblioteca mágica! Deve ser ótimo. Gostei muito do Mundo de Sofia, mas de um outro livro do autor, O Dia Do Coringa, não gostei muito...

=)

Aléxia Roche disse...

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é um livro muito legal, ao mesmo tempo que mantém um certo suspense e convida o leitor a mergulhar na trama, consegue ser instrutivo e transmitir a magia das bibliotecas e dos livros, enquanto objetos.

O Dia do Curinga será o próximo livro do Gaarder que aparecerá por aqui, já estou concluindo a leitura e posso dizer que num geral, estou gostando bastante.

Obrigada pela visita!