quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Sentido de um Fim, Julian Barnes (DL 2013)



"Nós vivemos no tempo - ele nos prende e nos molda -, mas eu nunca achei que entendia isso muito bem. E não me refiro a teorias de como ele se dobra e volta para trás, ou se pode existir em outro lugar em versões paralelas. Não, eu me refiro ao tempo comum, rotineiro, que os relógios nos mostram que passa regularmente: tique-taque, clique-claque. Existe algo mais plausível do que um segundo ponteiro? E, no entanto, basta o menos prazer ou dor para nos ensinar a maleabilidade do tempo. Algumas emoções o aceleram, outras o retardam; às vezes, ele parece desaparecer - até o ponto final em que ele realmente desaparece, para nunca mais voltar."

(O Sentido de um Fim, Julian Barnes, Rocco, R$ 24,00, p. 09)

Comecei a leitura d`O Sentido de um Fim em dezembro, mas só terminei de ler na primeira semana de janeiro, então, vou considerá-lo uma leitura de 2013.

A história é narrada pelo sexagenário Tony Webster, que nos conta sua história de vida. Tony inicia relembrando os tempos de escola, época em que conheceu Adrian, um rapaz estranho, dono de uma mente brilhante. Adrian logo passa a fazer parte de seu círculo de amizades, se tornando uma referência para ele e os demais amigos.

O tempo passa, a escola acaba e cada amigo toma seu rumo. Até que um dia, depois de décadas, Tony recebe um aviso de que recebeu uma pequena herança da mãe de sua ex-namorada e um diário de Adrian, que cometeu suicídio aos 22 anos. Na época em que se suicidou, Adrian namorava Verônica, ex-namorada de Tony.

Em meio a todo esse cenário de perdas, de amor X morte, o narrador questiona e relembra o passado a fim de encontrar respostas para o presente.

O Sentido de um Fim foi vencedor do Man Booker Prize de 2011 e dá pra entender o motivo. É um livro e tanto, com um final brilhante.Virei fã de Julian Barnes! Além do mais, sinto que comecei o ano com a melhor leitura que poderia ter, minhas expectativas em relação ao que vou ler durante 2013 serão imensas, pois terão de superar um livro insuperável.


"A história é aquela certeza fabricada no instante em que as imperfeições da memória se encontram com as falhas da documentação."
(p.67)

2 comentários:

Taiane Maria Bonita disse...

Adorei o título do livro, adorei o tema, adorei a sinopse, adorei teus comentários e agora super quero ler este livro!

Merci beaucoup!

Hehehe

É porque eu simplesmente adoro histórias (e tudo) que refletem a respeito do tempo. Uma boa dica!

;)

ps: se quiser conhecer meu blog, vou adorar sua visita também... hehehe

www.gavetaliteraria.com.br

Aléxia Roche disse...

É um livro e tanto! Leia mesmo!

Obrigada pela visita!

Vou visitar seu blog! ;)