quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Anime - Nodame Cantabile

Nodame Cantabile é um mangá de autoria de Tomoko Ninomiya publicado inicialmente no ano de 2001. É um mangá do segmento shojo, que tem como público alvo adolescentes do sexo feminino. Além disso, ganhou o prêmio Kodansha Manga Award em 2004 como melhor shojo mangá.

Em 2007, sob direção de Ken'ichi Kasai, Nodame Cantabile tornou-se também um anime e foi dividido em três temporadas: Nodame Cantabile, Nodame Cantabile Paris-Hen e Nodame Cantabile Finale. A quarta temporada ainda não foi lançada em anime, mais deverá se chamar Nodame Cantabile Opera-Hen.

Diferentemente do Brasil, no Japão, as publicações têm públicos específicos. Além do segmento shojo, do qual Nodame Cantabile faz parte, existem outros principais segmentos, como:

Josei - Público feminino
Seinen - Público masculino
Shonen - Adolescentes do sexo masculino
Kodomo - Público infantil

Nodame Cantabile conta a história de dois jovens vizinhos e estudantes de música clássica, Megumi Noda (Nodame) e Shinichi Chiaki.

Chiaki estuda piano e sonha em tornar-se um maestro renomado, conhece Nodame por acaso. A jovem o encontra bêbado na soleira da porta e o leva até seu apartamento. Chiaki acorda escutando Nodame tocar piano e imediatamente se encanta pela música da moça. Inicialmente é um pouco egoísta, pensando apenas em si mesmo e na música. Devagar, muito devagar, começa a se apaixonar por Nadame, passando a cuidar da moça e a incentivá-la na carreira musical. Conquista a tão sonhada fama, mas continua ambicioso, querendo sempre mais. Conta com a presença de Nodame em todos os momentos, sejam eles alegres ou tristes.

Nodame é uma verdadeira gênia musical, não consegue ler partituras, simplesmente ouve a música e a toca no piano. Apaixona-se de imediato por Chiaki, mais inicialmente não é correspondida. Seu sonho é ser professora de jardim da infância, mas por amor a Chiaki, decide dedicar-se somente à música. É também uma amiga leal e sincera, além de ser muito dedicada quando se compromete com o piano. Apesar de ser engraçada e totalmente sem-noção, Nodame é uma personagem muito complexa, imprevisível e cativante.

As três primeiras temporadas mostram como o relacionamento desse casal aparentemente diferente, se desenvolve. Além disso, mostram o crescimento e o amadurecimento dos personagens, suas conquistas, perdas e amizades, assim como a dedicação extrema à música.
Nodame Cantabile é um anime extremamente agradável de assistir. Com uma trilha sonora magnífica e uma protagonista que surpreende o telespectador a cada cena, é perfeito para os amantes de música clássica e para aqueles que gostam de um romance imprevisível com uma boa dose de humor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meo, eu AMO Nodame! *-* Já assistiu o dorama?? É muito bom!

bjs!

Aléxia Roche disse...

Nodame é demais! Dá vontade de assistir novamente quando termina!

Doramas são animes de drama né?! Se são isso mesmo, já assisti alguns, o mais recente foi Elfen Lied que aparecerá por aqui em breve.

Obrigada pela visita :)

Naty disse...

Excelente post. Eu adoro Nodame e espero muito que essa 4ª temporada saia mesmo.

Aléxia Roche disse...

Obrigada Naty! Também estou esperando muito a 4ª temporada...tomara que não demore!

Obrigada pela visita ;)

Anônimo disse...

Vai ter a quarta temporada ?