quarta-feira, 22 de agosto de 2012

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo



Sábado fui à bienal do livro pela primeira vez e me apaixonei de imediato. Todos diziam que eu iria me cansar fisicamente e psicologicamente e realmente me cansei (para se ter uma ideia, fiquei na fila mais de 30 minutos para usar o banheiro), mas a experiência de encontrar autores, participar de atividades que envolvem a literatura e ver milhares de livros reunidos não tem preço. Daqui dois anos estarei lá novamente, mas com uma mochila e um tênis confortável.

Na semana anterior à minha ida, pesquisei em diversos blogs literários os valores dos livros e os estandes que estariam com promoções. A maioria dos blogs informava que a grande parte dos estandes estavam com preço de mercado, sem desconto e infelizmente é verdade. Alguns expositores até davam desconto para os profissionais do setor, mais outros não ofereciam nada, nem um marcador de brinde!

Gostei de ter pesquisado tudo isso antes, a bienal é imensa e não dá tempo de visitar tudo e ver todos os livros, assim pude ir nos estandes com promoções primeiro, deixar minhas compras no guarda-malas do Anhembi e aproveitar os outros estandes que não estavam na minha programação, sem carregar muito peso.


Os estandes que levaram meu dinheiro foram: Intrínseca, Ciranda Cultural, TOP Livros, Cia das Letras e Zahar, L&PM e Edições Prisa (Suma das letras, Ponto de Leitura, Alfaguara etc.).

Quase me matei por esquecer de visitar a Martins Fontes e outras editoras (e por não ter levado mais dinheiro para comprar toda a coleção Nobel da Cia das Letras!).

Agora, o descontrole as compras:


Livros com desconto

- A Luneta Âmbar, Philip Pulman, com 50%, ficou uns R$ 12,00.
- Por favor, cuide da mamãe, Kyung-Sook Shin, por R$ 19,90.
- Desonra, J. M. Coetzee e Amada, Toni Morrison, estavam por R$ 24,90 mas saíram por R$ 21,00 cada.
- Eu reberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Marçal Aquino, de R$ 36,00 saiu por cerca de R$ 30,00.
- Contos de Fadas, da Zahar (org.), estava por R$ 29,90 mas saiu por R$ 25,00.



Por R$5,00

- Três histórias de arrepiar - Estranho e Assustador, da Ciranda Cultural
- Linhas e Brilhos, Sophia Bennett
- Travessuras da Menina Má, Pantaleão e as Visitadoras, Elogio da Madrasta e Os cadernos de Don Rigoberto, Mario Vargas Llosa.
- A Cidade dos Ladrões, David Benioff.
- Axolotle Atropelado, Helene Hegeman, custou R$ 2,00.



Por R$ 10,00

- Inácio, O enfeitiçado e Baltazar, Lúcio Cardoso.
- A Linguagem de Shakespeare, Frank Kermode.
- O Altlas Esmeralda, John Stephens.
- Ex-Libris - Confissões de uma leitora comum, Anne Fadiman.
- O barril mágico, Bernard Malamud.
- O terceiro homem, Graham Greene.
- Bela Maldade, Rebecca James, custou R$ 8,00.



Marcadores (as fitinhas são da Cia das Letras em homenagem ao centenário do Jorge Amado)

E depois de meia hora na fila, uma foto na réplica do trono do seriado Game of Thrones, inspirado n'As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martim, publicado pela Leya no Brasil.


Quero a próxima bienal!

Nenhum comentário: