quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Meme: Os 7 Pecados da Leitura

O meme dos 7 pecados capitais da leitura andou circulando por diversos vlogs literários e fez muito sucesso. Fiquei com vontade de fazer, mas com preguiça de filmar (pra quem não sabe eu já abri um vlog no nome do blog e estou com vários vídeos para postar, só preciso de tempo!).  

Hoje, quando entrei na internet, vi o mesmo meme na forma de postagem no blog do Luciano, o .Livro. E como me dou melhor com as postagens do que com as filmagens, resolvi postá-lo também!



Ganância: Qual seu livro mais caro? E o mais barato?

Meu livro mais caro é o Toda Mafalda, do Quino, que custou R$ 157,00. Meu livro mais barato custou R$ 1,00! Foi Recordações do Escrivão Isaías Caminha, do Lima Barreto.

Ira: Com qual autor(a) você possui uma relação de amor/ódio?

Com o Jorge Amado, apesar de achar que minha relação com ele se baseie mais no ódio do que no amor. Não considero o Jorge tudo o que os críticos e a mídia dizem. Gosto imensamente de Mar Morto e de Gabriela Cravo e Canela, mas o resto...bom é o resto. Não consigo gostar dos outros livros dele. Os recursos linguísticos são pobres, a narrativa é frágil e ele fala o tempo todo da Bahia. Não dá!

Gula: Qual livro você devorou sem vergonha?

Recentemente, O Fio das Missangas, do Mia Couto.

Preguiça: Qual livro você tem negligenciado devido à preguiça?

Vários, ando cada vez mais preguiçosa. Na fila estão: O Jogo da Amarelinha do Cortázar, 1822 do Laurentino Gomes, O terceiro planeta do Arthur C. Clarke, A caixa preta do Amóz Oz etc.

Orgulho: Qual o livro que você tem orgulho de ter lido?

Acredito que todo livro lido é um orgulho, por que quando você finaliza a leitura, já não é mais o mesmo, é uma pessoa diferente, que teve imaginação e as emoções modificadas.
Mas como tenho de escolher um livro, escolho Luz em Agosto do William Faulkner, que é considerado uma leitura extremamente difícil. Faulkner, além de me modificar, superou todas as minhas expectativas e se tornou um dos meus autores prediletos.

Luxúria: Quais atributos você acha mais atraentes em personagens masculinos e femininos?

Creio que a inteligência é sempre atraente. Personagens inteligentes e perspicazes sempre fazem a diferença.

Inveja: Quais livros você gostaria de ganhar de presente?

Segue a lista:

2666, Roberto Bolaño
Demian, Hermam Hesse
Pigmaleão, George Bernard Shaw
Não me abandone jamais, Kazuo Ishiguro
O homem comum, Philip Roth
Os filhos de Anansi, Neil Gaiman
Momo e o Sr. do tempo, Michael Ende
Por favor, cuida da mamãe, Kyung-sook Shin
Esperando Godot, Samuel Beckett

E mais uma tonelada.


2 comentários:

Luciano A.Santos disse...

Aléxia, que bom que respondeu ;)

Sabe que comecei a ler "O Jogo da Amarelinha" mas parei antes de ler cem páginas? Não é para mim, fiquei perdido, não deu.

E fiquei com saudades de Herman Hesse, não o leio desde a adolescência!



Aléxia Roche disse...

Eu gosto do Cortázar, mas estou com preguiça de ler O Jogo da Amarelinha! rsrs...

Herman Hesse é ótimo! Eu também li na adolescência, agora quero adquirir suas obras e relê-las.