terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Household Stories, Jacob and Wilhelm Grimm



          A coletânea de contos dos Irmãos Grimm encanta pela nostalgia presente nas narrativas.  Os Irmãos começaram recolhendo contos de fadas entre seus familiares, que eram narrados oralmente.Depois, criaram suas próprias versões e logo conquistaram leitores de todas as idades.

As versões de “Chapeuzinho Vermelho”, “João e Maria” e “A bela adormecida” que a maioria das crianças escuta antes de dormir é muito distorcida dos contos originais. Lendo a versão original de Jacob e Wilhelm Grimm pode-se notar que os contos, em sua maioria, não têm nada de infantil, pelo contrário, são brutais e possuem uma nota de aviso. Como por exemplo, se você for maldoso e inescrupuloso terá um fim lamentável. Ou se você se deixar levar pelas aparências, não cumprir uma promessa e demonstrar excesso de inocência será punido igualmente.
Rumpelstiltskin é um conto perturbador, no qual tudo gira em torno da cobiça. Um moleiro mente para o rei dizendo que sua filha transforma palha em ouro e o rei casa-se com moça, pois tem sede de ouro. A rainha se mostra uma mulher irresponsável quando faz o pacto com Rumpelstiltskin, um ajudante do demônio. No início a soberana promete tudo em troca de sua vida, mas quando se vê ameaçada tira proveito da situação. Segundo Maria Tatar,  Rumpelstiltskin nos mostra como a palha do trabalho doméstico pode ser transformada no ouro que prende o coração de um rei, além disso, diz que o protagonista é uma figura heroica que demonstra compaixão, por isso pode ser visto em várias versões como um gnomo que escapa do palácio e não em gnomo que é rasgado em dois quando seu nome é revelado.
Os cenários e objetos encontrados nos contos também significam muito. Uma floresta escura, que guarda em seu interior uma torre com uma donzela de longos cabelos representa separação, uma vez que Rapunzel só encontra a felicidade quando se separa dessa floresta e passa a habitar o mundo exterior. Em “O Rei Sapo” a bola que cai no poço representa o desejo de brincar, ou seja, um princípio de prazer, que é substituído ao longo do conto pelo processo de amadurecimento dos anseios e sentimentos da princesa; esta por sua vez quebra uma promessa, mas salva seu pretendente de um feitiço.
Em suma, Household Stories é uma leitura extremamente válida. A simbologia usada pelos Irmãos Grimm é bem dosada, a narrativa é bem escrita, as metáforas são marcantes e as histórias, encantadoras, ainda que um tanto macabras.

2 comentários:

Isabel disse...

Que interessante! Graças a essas revistas para curiosos (mundo estranho, super interessante dentre outras) já sabia um pouco desse lado macabro dos irmãos Grimm, mas nunca li o original. Fica anotado o nome dessa coletânea :D

Aléxia Roche disse...

Olá Isabel!

Eu conhecia as versões originais dos contos mais famosos, mas nesse livro têm muitos contos, alguns nunca tinha ouvido falar. Vale a pena ler.

Obrigada pela visita.