quarta-feira, 13 de julho de 2011

Onde vivem os monstros, Maurice Sendak

Em 1963 Maurice Sendak publicou Onde Vivem os Monstros e não esperava que o livro fizesse tanto sucesso.
Onde vivem os monstros é um clássico da Literatura Infantil americana e foi traduzido para mais de vinte idiomas! Conquistando crianças e adultos do mundo inteiro, a obra que é uma espécie de Menino Maluquinho do Brasil, ou de O pequeno Príncipe da França, é um dos livros preferidos do presidente Obama.
No livro, somos apresentados ao Max, que é um garotinho que usa uma fantasia de lobo e adora bagunçar. Certo dia sua mãe o deixa sem jantar por conta de uma traquinagem. Na mesma hora, Max vai até seu quarto e se depara com uma floresta, onde encontra um barquinho que o leva até a terra dos monstros. Chegando lá, consegue mostrar sua coragem olhando nos olhos dos monstros que o nomeiam "rei de todos os monstros". Max e os monstros bagunçam por um tempo, até o protagonista sentir saudades de casa. Quando retorna, encontra o seu jantar quentinho.
A versão para o cinema foi dirigida pelo cineasta Spike Jonze e produzida pela Warner Bros em 2010.
No filme Max é um pouco mais velho, porém igualmente encantador. Os monstros têm mais diálogos, sentimentos e frustrações...são quase humanos!
É uma das melhores adaptações que já vi, pois o livro não perdeu seu encanto e o filme não ficou inferior em relação à obra. Ambos, livro e filme, são indispensáveis para todas as faixas etárias.
Quem quiser conhecer o livro, alguns trechos foram disponibilizados aqui.
As crianças que gostam da obra literária ou do filme, podem fazer parte do clube do Max no site da Cosac Naify, que é a editora do livro no Brasil. Lá poderão ter acesso aos emoctions de monstros e papéis de parede.

3 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito dessa indicação, o livro parece ser muito interessante!

bom dia

Mi Müller disse...

Esse livro é mesmo uma delícia, meu guri ama, a edição da Cosac Naif é primorosa. Ainda não vi a adaptação mas me deu uma vontade que até reservei para pegar hoje a tarde na locadora hehehehe...
estrelinhas coloridas...

Aléxia Roche disse...

Você não vai se arrepender de lê-lo Alexandre, é um livro muito especial!

Mi, você e seu guri vão se tornar fãs do filme! É tão bom quanto o livro.


Obrigada pelos comentários!