quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Os Noturnos, Flávia Muniz

Flávia Muniz é natural de Franca, graduada em Pedagogia escreve para crianças e adolescentes há vinte anos.

Os Noturnos é seu livro mais famoso, sendo classificado como a quarta obra mais lida pela revista Vejinha/SP.

Em Os Noturnos, conhecemos André, um garoto de treze anos apaixonado por mistérios e coisas sobrenaturais.

Próximo a sua casa, existe um parque habitado por vampiros liderados por Hiram, o príncipe do clã. Hiram é apaixonado por Ana Paula (irmã de André) e possui uma rixa com Luke, que é um vampiro rebelde de seu clã.

André realiza um ritual de chamamento retirado de O Livro Proibido dos Vampiros. Assim os vampiros descobrem sua existência e o menino passa por algumas provas até se tornar guardião de Hiram, que é quem lhe explica o motivo da curiosidade que sentia pelo sobrenatural.

Flávia Muniz escreve de maneira direta e envolvente, além de abordar temas que geralmente não encontramos em obras destinadas ao público juvenil, como assassinato, sexo (essa parte é bem descrita, não dê para seu filho de oito anos ler) e suicídio.

Apesar disso, acho que a escritora pecou em alguns capítulos, já que alguns são desnecessários. Algumas passagens não ficam bem explicadas na obra, como por exemplo, a reação da família da personagem que morre, a carreira de André como guardião e o que ocorre com Hiram depois de sua sentença. Gostaria que a Flávia escrevesse uma continuação do livro e explicasse melhor o que passou batido em Os Noturnos.

Até a próxima!

Nenhum comentário: