quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar

Dirigido por Hayao Miyazaki, o mesmo criador de A Viagem de Chihiro e de O Castelo Animado, Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar é uma animação lançada em 2008 que têm como protagonistas duas crianças de cinco anos.

Ponyo é uma princesa peixe que vive sob a extrema proteção de Fujimoto, seu pai. Quando sai do submarino em que vive é levada pelo mar até uma cidade litorânea, onde conhece Sosuke, um menino que passa a cuidar dela.

Sosuke e Ponyo constroem uma belíssima relação de amizade, um amor inocente e simples, do tipo que enche os olhos do telespectador de lágrimas (é, chorei mesmo!).

Em uma cena, Sosuke machuca a mão, Ponyo lambe o ferimento e cura-o. Nesse ato acaba absorvendo o DNA humano.

Fujimoto resgata a filha e torna a mantê-la presa. Ponyo se transforma em uma garotinha e escapa da casa do pai levando com ela um tsunami capaz de destruir o mundo.

A cena em que a menina encontra Sosuke é encantadora. Os dois se tornam mais amigos e partem para encontrar a mãe do protagonista, que foi prestar ajuda a seus amigos devido ao tsunami.

Em algumas partes o enredo não se desenvolveu por completo, algumas cenas não foram tão explicadas, como por exemplo, a menção da destruição do mundo e suas consequências, mas isso não altera a beleza e a compreensão do filme como um todo.

Hayao Miyazaki possui um jeito único de criar animações. Nos efeitos visuais, o diretor utilizou desenhos feitos e pintados à mão, deixando rastros de simplicidade e beleza na animação. Além disso, aborda de maneira sutil o crescimento das personagens.

Em Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, Miyazaki mostra o amor como símbolo de aceitação, uma vez que Sosuke aceita a peixinha assim como ela é, amando-a sem reservas.

2 comentários:

Dy Rocha disse...

sabe o que eu mais gosto na cultura oriental?! Eles não subestimam o potencial de uma animação.
Deu vontade de ver. adorei a viagem de chihilo, lembro que torci o nariz no inicio, não queria ver e quando vi... fiquei vem ação.

>.< Abraços.

Aléxia Roche disse...

Não subestimam mesmo!

Adoro esse diretor, tudo que ele produz é mágico.


Obrigada pela visita!