quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Amor nos Tempos do Cólera (Love in the Time of Cholera)


Elenco: Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt, Catalina Sandino Moreno, John Leguizamo, Fernanda Montenegro.
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Mike Newell

Gênero: Drama/Romance

Duração: 139 min

Distribuidora: Fox Film

O Amor nos Tempos do Cólera é baseado no livro homônimo do escritor vencedor do Prêmio Nobel, Gabriel Garcia Marquez. Conta a história de um amor entre dois jovens, Florentino Ariza (Javier Bardem) e Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno). Após um “namoro” através de troca de cartas Florentino resolve pedir Fermina em casamento e ela aceita, mas eles não contavam com a reprovação do pai, Lorenzo Daza (John Leguizamo), que queria um noivo mais bem posicionado socialmente, já que Ariza apenas trabalhava numa agência dos Correios. 


Lorenzo decide enviar a filha para a fazenda de sua prima Hildebranda Sanchez (Catalina Sandino Moreno), onde fica alguns anos. Florentino jura amor eterno a Fermina e espera seu retorno, mas quando volta ela conhece o famoso médico Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), um dos maiores especialistas sobre a doença do cólera e no início não liga para os cortejos dele, mas acaba cedendo e se casando com Urbino.


Depois disso Florentino tem uma vida bastante movimentada principalmente porque acaba tentando compensar a perda de seu amor com muitas mulheres, sobre as quais escrevia cada particularidade em um caderninho e a decisão de enriquecer, já que foi por ser pobre que ele perdeu seu grande amor para um médico, famoso, rico e querido em toda a cidade. Enquanto isso, cada dia Florentino espera pela morte de seu “rival” para finalmente ter de volta seu verdadeiro amor.

Um filme que consegue captar a essência do livro de Garcia Marquez, com atuações excelentes de seu elenco e a participação de nossa Fernanda Montenegro mostrando todo o seu talento e experiência, provando que o Brasil também tem grandes atores.
O Amor nos Tempos do Cólera é um filme emocionante, belo e tocante, mas não é triste ou meloso, como vários filmes românticos que acabam entediando o espectador.


Outra observação é a excelência da maquiagem, pois as personagens vão envelhecendo e os atores são maquiados de uma forma em que o espectador acredita que eles envelheceram mesmo, além da atuação (como já foi dito), que ajuda ainda mais nessa aparência idosa. Esse filme é uma obra prima e vale a pena tê-lo na estante para ver e rever muitas vezes esse exemplar de arte cinematográfica.

Nenhum comentário: