quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Livro do Cemitério, Neil Gaiman

Para Ninguém Owens, criado desde bebê por fantasmas e seres de outro mundo, a morte é apenas a morte e o perigo está na vida, do outro lado dos portões do cemitério. Lidar com os vivos é a lição mais difícil que o menino terá de aprender. Tão difícil quanto crescer.

Escrito por Neil Gaiman e ilustrado por Dave Mckean, O Livro do Cemitério foi publicado no Brasil pela editora Rocco.

Gaiman se inspirou no clássico O Livro da Selva, de Rudyard Kipling para escrever O Livro do Cemitério e criou algo totalmente inusitado e fabuloso, uma vez que temos fantasmas e um cemitério e não a selva com os animais.

A história, apesar de infanto-juvenil, já se inicia com um derramamento de sangue. O único sobrevivente é um bebê que sai engatinhando de sua casa e se infiltra num cemitério.

O bebê recebe o nome de Ninguém e é adotado pelos fantasmas Sr. e Sra. Owens e protegido por Silas, um ser de outra natureza que se torna seu guardião.

Nin recebe a liberdade do cemitério, podendo fazer coisas que só são permitidas aos mortos. Ao longo dos capítulos, vivenciamos as aventuras e o crescimento de Nin, suas amizades, seus medos, a escola e os mistérios que envolvem sua família.

É um livro lindo, com um final que mescla felicidade e melancolia... Me fez chorar, mas também me fez refletir sobre a importância da vida, que nada mais é do que viver.

Eu já era fã de Gaiman, agora quero ser sua discípula.

2 comentários:

Mi Müller disse...

Ei Aléxia! Eu amo Gaiman, meu autor predileto. O livro de cemitério é mesmo uma obra muito especial, eu adorei.
É sempre bom saber que outras pessoas também gostam de Neil Gaiman :)
estrelinhas coloridas...

Aléxia Roche disse...

Também amo Gaiman, apesar de ter lido pouca coisa dele.
Considero Gaiman o melhor escritor da atualidade, e até pensei nas obras dele como tema do meu TCC, mais os livros são muito caros no Brasil!

Obrigada pela visita!