quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Meme Literário de um mês - Dia 11

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

 
Um clássico é um clássico porque supera o tempo, desfaz o costumaz, transforma a narrativa e modifica o leitor. Um grande escritor faz a mesma coisa.

E um grande livro?

Atualmente penso que o mercado editorial anda meio controverso, a maioria dos livros que são publicados, só são publicados para vender, ou seja, a maior preocupação de muitas editoras tem sido a publicação da literatura de massa, de livros da moda e não de livros bem escritos cuja prosa transborda poesia. Então são esses os grandes livros? Os títulos que lideram a lista de mais vendidos? Ou um grande livro é aquele calhamaço que ultrapassa 500 páginas?

Um grande livro é aquele que assim como o grande escritor, transforma o leitor, é um achado, quase uma pedra preciosa, é um não contentar-se de contente...com um grande livro não sou, como disse Clarice, uma menina com um livro, sou uma mulher com seu amante.

2 comentários:

Luciano A.Santos disse...

Aléxia, concordo com você. Um grande livro/escritor nada tem a ver com vendagens, apesar de um livro ser um best seller não impedir de que seja bom.

Acho que os valores do mercado editorial estão invertidos, muito pouco se pensa em qualidade.

Aléxia Roche disse...

O mercado editorial precisa urgentemente rever suas publicações e relacioná-las com a qualidade, que não é sempre presente.

Obrigada pela visita Luciano!