quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley

Aldous Leonard Huxley nasceu em 26 de julho de 1894 em Surrey, Inglaterra. É autor de sátiras brilhantes e publicou Admirável Mundo Novo em 1932, que denuncia os aspectos desumanizadores do progresso científico e material.

A história se passa em uma sociedade futurística onde as pessoas são produzidas em massa, divididas em castas e condicionadas a viverem sob um sistema onde as regras sociais devem prevalecer. Deus foi substituído por Ford e todos os problemas existentes podem ser solucionados com gramas de Soma, que é uma espécie de narcótico.

No livro, o jovem Bernard Marx fica insatisfeito com o sistema, em suas férias consegue uma autorização para viajar até uma reserva de selvagens no Novo México e leva a bela Lenina Crowne com ele.
Em Novo México conhecem um selvagem chamado John - que cita Shakespeare e que cuja mãe pertenceu ao sistema de castas - e decidem levá-lo juntamente com a mãe, de volta à civilização.
O tema de Admirável Mundo Novo não é o avanço da ciência em si; é esse avanço na medida em que afeta os seres humanos. É um livro perturbador, que causa estranhas sensações. Lê-lo é como cutucar um machucado que está sangrando. Quando terminamos de ler, é impossível esquecê-lo, deixar de refletir, voltar páginas e associá-lo à sociedade atual.

A leitura apesar de simples e fluida, é um soco no estômago, cheia de referências a personalidades da história e críticas disfarçadas de prosa. Não é a toa que influenciou a Literatura e o Cinema.
Além de tudo isso, é legal saber que o livro inspirou ábuns como Brave New World, do Iron Maiden e músicas como Admirável Chip Novo, da Pitty e Admirável Gado Novo, do Zé Ramalho.

Recomendo!

2 comentários:

Dy Rocha disse...

Outro livro dele, "the doors" influênciou o nome da banda de punk rock "the doors". significa "a porta" e faz referência as drogas como porta para um entendimento além.

Também adoro admirável mundo novo, e sempre que ouço alguém me perguntando "não seria perfeito?!", repondo:
-Mas eu adoro os inconvenientes!

>.< Abraços

Aléxia Roche disse...

Eu sou fã do Huxley, já li vários livros dele, mais "Admirável Mundo Novo" é o meu predileto.

Obrigada pela visita e pelos comentários!