quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Meme Literário - Dia 06

Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Meu pai é a principal influência no meu amor pelos livros. Lembro que toda noite me contava uma história e no dia seguinte, me incentivava a criar as minhas e desenhá-las (uma vez que ainda não sabia ler nem escrever), ele também me presenteava semanalmente com livros e eu os guardo com carinho até hoje!

Sempre adorei ganhar livros, através do meu pai conheci as coleções da Disney, os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Perrault, Monteiro Lobato, clássicos adaptados, Drummond, Cecília Meireles, Kafka, Albert Camus entre outros.

Quando tinha por volta de dez anos, mamãe me levou pra fazer a primeira ficha de leitura na biblioteca municipal. Fique viciada e meu avô me levava quase diariamente na biblioteca para retirar um novo livro. Lembro de devorar a coleção vagalume, de descobrir a mitologia e suas possibilidades, de ler Pedro Bandeira no tapete da sala, de viajar no mundo de OZ com Dorothy e depois ir até o Centro da Terra com Júlio Verne, lembro de me aventurar pelas linhas de J. K. Rowling, Anne Rice, Jostein Gaarder, Tolkien e C. S. Lewis e de me encantar com cada palavra e me encontrar em cada página lida. Depois de um ou dois anos já havia lido quase todos os livros destinados à minha faixa etária. Então, escolhia livros da sessão “adulta” e novamente meu avô me ajudava, retirando-os para mim.

Com treze anos já conhecia Dostoievski, Machado de Assis, James Joyce, Homero, Clarice Lispector, Erico Veríssimo, Gabriel Garcia Marquez, Fernando Pessoa e muitos outros. Em 2009 terminei o Ensino Médio e não tive dúvidas de que faria Letras, a faculdade ideal para aperfeiçoar meus conhecimentos nas áreas de Literatura, Gramática e Linguística.

É claro que atualmente tenho outro ponto de vista em relação a alguns livros lidos na adolescência, mas na época me acrescentaram muita coisa. Através deles, aprendi tudo o que precisava e continuarei aprendendo até o resto da minha vida. Hoje, aos vinte anos, curso o quarto período da faculdade. Continuo lendo com a mesma paixão e tenho certeza de que a Literatura é essencial para a minha existência.

Obrigada pai!

2 comentários:

Lais disse...

Que história linda! E noss,a vc conhece MUITA COISA. Espero um dia alcançá-la.

Aléxia Roche disse...

Obrigada Lais! A verdade é que sempre fui uma fominha alucinada por livros! rsrsrs...