terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Meme Literário - Dia 18

Você lê livros que não são para sua idade?

(Como livros infanto-juvenis ou YA para quem é adulto, ou livros adultos para quem é adolescente.)

Amo livros infanto-juvenis! E se forem da Literatura Fantástica amo mais ainda!

A série Percy Jackson, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Coraline, O livro do Cemitério, O Pequeno Príncipe, Vida Encantada, O Castelo Animado, A História Sem Fim, Desventuras em Série e Poderosa - Diário de uma garota que tinha o munda na mão, são alguns dos meus favoritos.

Não acho que a Literatura deveria ser classificada como infantil, juvenil, adulta. A classificação, ao meu ver, não foi feita só para restringir um tipo de livro à uma faixa etária, mais também para facilitar as vendas.

Várias pessoas me pedem dicas de leitura para crianças e adolescentes, muitos me dizem:

- "Meu filho quer ler esse livro, só que não pode."

Quando pergunto o motivo, os pais me dizem que o livro não é adequado para a idade da criança, sendo que na maioria das vezes, nem conhecem o livro que rotulam como inadequado.

Literatura é encontro entre livro e leitor em qualquer idade. Não lemos para nos perder, lemos para nos encontrar, seja num mundo paralelo ou nas personagens, porque só enxergamos nós mesmos quando vemos o outro, com suas qualidades e defeitos.

Bem....voltando ao Meme, que é o título da postagem, adoro infanto-juvenis e não troco J. K. Rowling, Terry Pratchett e Diana Wynne Jones por nenhum Machado de Assis, José de Alencar ou Jorge Amado.

Até a próxima!

2 comentários:

Mi Müller disse...

"Literatura é encontro entre livro e leitor em qualquer idade. Não lemos para nos perder, lemos para nos encontrar, seja num mundo paralelo ou nas personagens, porque só enxergamos nós mesmos quando vemos o outro, com suas qualidades e defeitos."

Carambolas atômicas Aléxia, me emocionei demais com essa passagem do teu texto, quanta percepção, mais uma vez parabéns por escrever além do senso comum.
estrelinhas coloridas...

Aléxia Roche disse...

Então, é que espírito da inspiração baixou no meu corpo, e me deixou com vontade de escrever coisas interessantes!

Mas confesso que também gostei do que escrevi. rsrs...

Sexta retrasada dei uma entrevista para a rádio da faculdade, onde falei sobre literatura juvenil e sobre um livro que estou escrevendo, daí mencionei que a literatura era um encontro, e hoje vi que poderia falar sobre isso na postagem.


Mas que bom que você gostou Mi! E obrigada pelo elogio e pela visita.